terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Triturador Azul Grená

Quando o Santos conquistou o seu primeiro título mundial diante do Benfica em 1962, Pelé já tinha batido a marca dos 1 mil gols. Ali o rei já era candidatíssimo a melhor jogador de todos os tempos. Encantava o mundo em todos os gramados que desfilava. E fazia do seu time quase imbatível.

No mundial de clubes de 2011, o Barcelona chegou como um time imbatível. Seríssimo candidato a melhor time de todos os tempos. Precisou apenas do primeiro tempo para trucidar o Santos e fazer 3 a 0 no placar. O Barcelona impôs seu estilo de jogo e os gols foram saindo naturalmente com Messi, num belo gol tocando com classe na saída do goleiro, Xavi e Fábregas. No segundo tempo, Messi fechou o placar fazendo seu segundo gol no gol, 4 a 0 Barcelona em cima do Santos.

O triturador azul grená conquistou seu 13º título, em 16 disputados nos últimos 3 anos. Nessa gestão Guardiola, o Barcelona perdeu apenas a Copa do Rei em 2010 para o Sevilla, a Liga dos Campeões de 2010 para a Inter de Milão e a última Copa do Rei para o rival Real Madrid. Fora essas 3 derrotas, o time catalão vem jogando em tal nível que está difícil de algum time no mundo fazer frente a ele. Nesta temporada, o Barcelona jogou contra 2 gigantes do futebol mundial, seu rival Real Madrid e todo poderoso Milan. Contra o Real, o jogo aconteceu em Madrid, no Santiago Bernabéu e Messi, Xavi, Fábregas e Cia viraram o jogo para 3 a 1. Já contra o Milan, também na casa do adversário, o Barça ganhou de 3 a 2.

O que impressiona no Barcelona é que o time não abre mão do seu estilo de jogo em ocasião alguma. Não importa o adversário que está do outro lado do campo, não importa o local do jogo (em casa ou fora), o time sempre vai tentar impor seu toque de bola. No jogo contra o Santos, Guardiola sabia quem era Neymar e do que ele é capaz de fazer dentro, mas mesmo assim não traçou um plano especial infalível para anular o jovem craque santista. Nas coletivas durante os dias que antecederam a partida, Cesc Fábregas falou o que o time faria para anular Neymar, “Se tivermos o controle da bola, não há Neymar”.

O Barcelona chegou a um patamar no futebol atual em que só existe ele. E não se pode dizer que falta adversário de qualidade. Real Madrid, Manchester United, Milan, Bayern de Munique são grandes times, com craques em seus elencos, além de serem comandados pelos melhores técnicos do mundo, mas não conseguem fazer frente ao Barça.

Ninguém conseguiu descobrir uma fórmula para parar o Barcelona. Que além de tudo, Guardiola não descansa mesmo com o time encantando. Ele sempre consegue mexer e mudar o time para continuar cada vez mais imbatível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário