quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A memória veio a tona

O avião de passageiros Yakovlev 42 (Yak-42) caiu pouco depois de decolar do aeroporto de Yaroslavl na Rússia. Segundo informações da polícia local, estavam 45 pessoas abordo, 37 passageiros e 8 tripulantes. Apenas uma pessoa sobreviveu. Entre os 44 mortos estavam a equipe de hóquei do Locomotiv Yaroslavl. O time do Locomotiv foi terceira colocada no campeonato russo de hóquei desse ano.

Quando soube dessa notícia, no “jornal” Twitter, lembrei logo do acidente que matou um grupo do time de futebol do Manchester United em 1958. No dia 6 de fevereiro daquele ano, o avião que trazia parte da delegação do time falhou na terceira tentativa de decolagem em meio a uma nevasca em Munique. O avião não teve força suficiente para passar do perímetro do aeroporto e bateu a asa esquerda e a cauda numa casa abandonada. Sete jogadores – Roger Byrne, Geoff Bent, Eddie Colman, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylor e Billy Whelan. Outro jogador, o jovem promissor Duncan Edwards, de 21 anos, morreu 15 dias depois em decorrência de ferimentos. Além desses jogadores, dois membros da comissão técnica e um dirigente também perderam a vida nesse acidente. O técnico do time, Matt Busby, sobreviveu ao acidente.

O time do Manchester United vinha de Belgrado onde conseguiu a classificação para as semifinais da Copa dos Campeões (que hoje é chamada de Liga dos Campeões) ao empatar por 3 a 3 com o Estrela Vermelha. O avião fez escala em Munique para reabastecer, quando aconteceu o acidente.

O jovem time do Manchester United tinha média de 24 anos e era bastante promissor. O time era bicampeão inglês (55/56 e 56/57) e atual campeão da Copa dos Campeões. E vinha fazendo frente a supremacia do poderoso Real Madrid de Di Stéfano e Puskas. O Manchester contava com o talentoso Duncan Edwards, que estreou no time profissional aos 16 anos e com 18 anos já era figurinha carimbada na seleção inglesa. Além de Edawrds, o Manchester contava também com Bobby Charlton outro jovem talento, mas que assim como o técnico do time, sobreviveu ao acidente.

Alguns tiveram sorte como Jimmy Murphy e Johnny Berry que não puderam fazer parte do vôo. Murphy, braço direito de Busby, não embarcou com a delegação, porque tinha que treinar a seleção galesa contra Israel pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1958. Já Berry ficou na alfândega por não encontrar seu passaporte. Inclusive, o vôo atrasou justamente porque os funcionários da alfândega tiveram que retirar a bagagem de Berry do avião para procurar o documento. Por outro lado, o jogador Geoff Bent não teve a mesma sorte. Bent foi relacionado de última hora para fazer parte da delegação por precaução, devido aos problemas físicos do capitão do time Roger Byrne.

Com o apoio da torcida, o Manchester United fez algumas contratações que compuseram o time formado por reservas e juniores para dar seqüência à temporada. Que essa história do Manchester United inspire o Locomotiv Yaroslavl superar esta tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário