terça-feira, 24 de abril de 2012

Que não perca o encanto


O carrossel holandês de 74, comandado por Cruyff perdeu a Copa.

O timaço do Brasil de 82 com Zico e companhia também perdeu uma Copa.

E quarto anos depois perdeu outra.

São times que não foram esquecidos pela história. Muito pelo contrário. São grandes equipes que foram eternizadas pelo que fizeram dentro de campo e não pelas taças que levantaram.

Essa semana, o Barcelona também não entrou para a história pelos troféus levantados. Perdeu o campeonato espanhol no sábado, 21, ao ser derrotado no seu estádio Camp Nou. E agora a pouco, acabou de ser eliminado da Liga dos Campeões. Ao empatar com o Chelsea por 2 a 2, de novo dentro do seu estádio.

O encanto do futebol é justamente esse. O melhor pode não ser o vencer, pode não levantar a taça, pode não ser campeão. Mas o futebol sabe quem é o melhor, que joga mais bonito e mesmo assim permite que entre na história.

E este Barcelona, que tem a Holanda de 74 no DNA e resgatou a lembrança daquela seleção brasileira de 82, já está na história. Jogou muito a temporada inteira. Atropelou os melhores adversários do mundo. Mas é feito de 11 homens e não de máquinas. E uma hora o homem cansa, falha e perde.

Mas que os ignorantes não pensem que o crime compensa. Este Barcelona que não conquistou nenhum título, será lembrado do mesmo jeito que não esquecemos da Holanda de 74 e do Brasil de 82.

Que o Barcelona não se desespere e mantenha sua bela filosofia e continue jogando sempre para encantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário