domingo, 24 de junho de 2012

O país em crise comemora a vitória do seu filho



Belo pódio do Grande Prêmio da Europa, disputado no circuito de rua de Valência. Dez títulos mundiais de Fórmula 1 fazendo guerra de champagne. Os saudosistas das décadas de 80, 90 estão satisfeitos? Ou vão continuar reclamando que os tempos cascudos eram os que tinham Prost, Senna, Piquet, Mansell no grid? Bom, mas não vou me alongar nesse tema. Pois quero falar de Alonso.

Primeiro, não é Fernando Alonso de las Astúrias. O cara é Fernando Alonso, El Fodón de las Astúrias! Sair em décimo primeiro lugar e chegar em primeiro na Fórmula 1 atual e num circuito como o de Valência em que as ultrapassagens são difíceis não é para qualquer. E para El Fodón é mais emocionante ainda, pois o espanhol estava correndo em casa.


Foi uma vitória completamente inesperada. Nem o próprio Alonso apostava. Ontem, após o final do Treino Oficial que definiu o grid de largada, o bicampeão mundial tuitou que a corrida de hoje seria de recuperação e que ele esperava que as coisas dessem certo e beliscasse alguns pontos.


Apesar da dificuldade de largar numa décima primeira posição, El Fodón partiu para cima dos adversários e foi ultrapassando um a um. Até que chegou na segunda posição, atrás de Sebastian Vettel que tinha muitos segundos de vantagem, o que praticamente matava a corrida. Mas a sorte ajuda quem trabalha muito e como Alonso trabalhou muito nessa corrida, a primeira posição caiu no colo do espanhol. Vettel teve problemas no carro e abandonou a prova. E Alonso administrou a vantagem até a bandeirada quadriculada.

Aliás, saudosistas pensando bem, vocês podiam se emocionar. Afinal de contas, é uma manhã de domingo e o país do vencedor passa por sérias dificuldades econômicas, cujo índice de desemprego está alto. E o povo pôde esquecer um pouco o buraco na conta bancária ou deixar um pouco de lado o caderno de classificados do jornal. Algumas décadas atrás, este país seria o Brasil e o piloto atendia pelo nome de Ayrton Senna. Mas o país de hoje é a Espanha, e o piloto atende pelo nome de Fernando Alonso, El Fodón de las Astúrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário